sábado, 4 de fevereiro de 2017

Calvinismo (TULIP) Contra a Bíblia (Parte 1/6)

Hélio: "Todas vezes em que Calvinistas agressivamente me atacaram por horas, tentando me intimidar pelo truque do lado do super eruditismo, citando autoridades e autoridades, tentando me deslumbrar e enganar com falsas interpretações de grego aqui e hebraico ali, sempre percebi que, na realidade última, [vou parafrasear D. Hunt] queriam me forçar a:
não​ mais crer que ​Deus ama TODO O MUNDO​: 
não​ mais crer que ​Jesus morreu por CADA E TODO homem, ​ tal como a Bíblia ensina quando tomada literalmente por cada criança;

não​ mais crer que ​Deus é BONDOSO para com TODOS,​ tal como a Bíblia ensina quando tomada literalmente por cada criança;
sim​, passar a crer que ​Deus se AGRADA em mandar multidões para o INFERNO, ​ tal como a Bíblia nunca ensina quando tomada literalmente por cada criança;

Exclamo: ​Que amor é esse?!?!...

 Respondo-me que:
Deus é amor;  
o amor é bondoso; 
portanto, tudo que os calvinistas me dizem acima, é uma ​errada e horrível representação do Deus da Bíblia​.  

Vamos nos esforçar para, de forma simples,
- colocar declarações do calvinismo lado a lado com versículos que as destroem quando tomadas literalmente
- colocar más interpretações de versos pelos calvinistas, lado a lado com suas correções baseadas em duas coisas: literalismo e contexto  

PRELIMINARES,  
(sem descer às muitas e graves ignomínias de Agostinho e Calvino, quem quiser as procure que as achará):

O calvinista crê que, se é que ele foi verdadeiramente eleito (mas só terá certeza disso se morrer perseverando), então, e somente assim, está eternamente salvo. O tormento dos puritanos foi perguntarem-se como se pode ter certeza se se foi realmente eleito.  

Nenhum crente "comum", jamais, se apenas ler a Bíblia 140 vezes em 70 anos após sua salvação, chegou nem chegará ao calvinismo.
Calvinismo não flui da leitura da Bíblia, sempre é obtido por contágio vindo de outro calvinista, e é imposto por cima da Bíblia.

Calvinismo é somente uma estrutura de crenças armadas e montadas de um modo extremamente impressionante, deslumbrando e atraindo e intimidando e parecendo ser o cúmulo da erudição e genialidade e santidade que dá toda a glória a Deus, e esta estrutura é adotada, varrendo-se para baixo do tapete as Escrituras contra ela, e se tenta mal representar e reinterpretar e distorcer a Bíblia de maneira que diga o que o Calvinismo diz.

O GRANDE PROBLEMA: nenhum calvinista nunca, jamais, poderá ter absoluta e final certeza de que é um eleito (portanto vai para o céu e não para o inferno), até que chegue seu último segundo e ele possa pesar tudo e concluir que, neste instante final, perseverou, estava com saldo positivo de obras de obediência contra os pecados de que teve tempo de se arrepender completamente. Mas contraste com 1Co 3:13-15, particularmente 15. 
1Co 3:13-15 13 ​De cada um a obra manifesta se tornará; porque o dia ​[​a ​ ]​ declarará, porque dentro de fogo está- sendo revelada; e de cada homem a ​[​sua ​ ]​ obra, de que tipo ela é, o fogo ​[​a ​ ]​ testará.​ 14 ​Se de algum varão a obra (a qual ele sobre-edificou) permanece, galardão esse receberá.​ 15 ​Se de algum homem a obra será completamente- queimada, ele sofrerá perda; *ele mesmo*, porém, será salvo (todavia, de modo como que através d​[​o ​ ] fogo)​.​ LTT  

Calvinista: "Hélio, ó estúpido, calvinismo é muitissimamente complexo, profundo, místico, exotérico, só pode ser entendido por poucos salvos, com anos e anos de muito esforço e estudo!"   

Minha Bíblia ensina:
2Tm 3:15 ​E que ​desde criancinha as sagradas EscrituraS tens considerado- e- conhecido, aquelas ​[​que estiveram ​ ]​ podendo fazer-te sábio até à salvação através d​ [​a ​ ]​ fé, aquela ​(fé) ​ em Cristo Jesus​. 
Crianças têm entendido Jo 3:16, crido e sido salvas.
Porque ​de tal maneira amou Deus ao mundo que ao Seu Filho, o [​Seu ​ ] unigênito , deu, a fim de que todo aquele ​(homem)[​que está ​ ] crendo  para dentro dEle ​(o Filho) ​ não se faça perecer, mas tenha [​a ​ ] vida eterna​.  

Calvinista: "Calvino fez suas crueldades porque o Papa, os reis, TODOS as faziam naqueles dias"

Minha Bíblia ensina:
1Jo 2:6 ​Aquele ​[​que está ​ ]​ dizendo nEle habitar deve, ​do- mesmo- modo- como *Ele* ​ (o Cristo) ​ andou, também ele mesmo andar​. 
Não importam tempos e locais, o crente tem que refletir Cristo vivendo dentro dele. Assim o fizeram Abraão, Daniel, ...


<<< Parte 2/6 >>>