quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Calvinismo (TULIP) Contra a Bíblia (Parte 5/6)


I (IRRESISTIBLE GRACE (or call), IRRESISTÍVEL GRAÇA (ou CHAMAMENTO)):


Calvinistas: "a todos os que arbitrariamente elegeu desde a eternidade passada, Deus, no Seu tempo, chama EFICAZ E IRRESISTIVELMENTE, pela Sua Palavra e Espírito, para fora do estado de pecado e morte ... e eficazmente os atrai para Cristo, ainda que, quando eles livremente vêm, são assim forçados por Sua graça."

Resposta: Que loucura é essa? Não se pode vir forçado e vir livremente. Tente dizer de outra maneira, esta não fez o menor sentido (nem corresponde a muitas partes da

Bíblia)
 
Calvinista: "Mas pode o homem frustrar a vontade de Deus?"

Os homens fazem isso o tempo todo, na Bíblia.
Is 55:7 ABANDONE o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos, e RETORNE ao SENHOR, que Se compadecerá dele; TORNE para o nosso Deus, porque grandioso [é] em  perdoar.  LTT

Jr 29:13 E BUSCAR-Me-eis, e [ME] ACHAREIS, quando Me buscardes com todo o vosso coração. LTT


Calvinista: "Jo 15:16 diz que Deus escolheu e obrigou."
Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda.


Primeiramente, a escolha aqui é para ser um dos 83 apóstolos e discípulos, não para salvação.
Em segundo lugar, ... bem, eu já escolhi pessoas para nelas confiar e pedir que trabalhassem comigo, mas elas recusaram. Eu escolho e convido, eu tenho a iniciativa e a palavra final, mas elas têm o direito e habilidade para aceitar ou recusar.


Versos onde homens foram chamados mas resistiram:
Pv 1:24-26  24 Entretanto, porque eu clamei e recusastes; e estendi a minha mão [e] não houve quem desse atenção, 25 Antes rejeitastes todo o meu conselho, e não quisestes a minha repreensão, 26 Também [de minha parte] eu me rirei na vossa perdição [e] zombarei, em vindo o vosso temor. LTT

Pv 29:1 O homem que muitas vezes repreendido não dobra a sua nuca (para aceitar o jugo), de repente [será] completamente quebrado em pedaços, sem que haja cura. LTT

Jo 5:39-40  39 Examinai  vós as Escrituras, porque vós supondes nelas ter [a] vida eterna, e são elas que [estão] testificando concernente a Mim;  40 E NÃO QUEREIS VIR A MIM a fim de que [a] vida tenhais! LTT

Mt 23:37 Jerusalém, Jerusalém, a (cidade) [que está] matando os profetas, e matando- por- apedrejamento aqueles tendo sido enviados até ti ! Quantas vezes quis Eu ajuntar os teus filhos, como uma galinha ajunta os pintinhos dela debaixo das asas [dela], E VÓS NÃO QUISESTES!  LTT

At 7:51 Ó homens de- nucas- que- não- se- dobram (para aceitar o jugo), e incircuncisos no coração e nos ouvidos! *Vós* sempre resistis ao Espírito, o Santo. Como [fizeram] os vossos pais, do mesmo modo [fazeis] *vós* (agora). LTT


Rm 9:3
Porque eu podia desejar eu mesmo um declarado- maldito (definitivamente separado) ser para- longe- de o Cristo, para- benefício- e- em- lugar- dos meus irmãos, [que são] os meus parentes segundo [a] carne,

Não seria blasfêmia se Paulo se preocupasse com a salvação de (sentisse misericórdia a tal ponto, por) pessoas que Deus já predestinou para a condenação eterna? Sim! Portanto Deus não os predestinou para o inferno. Paulo não poderia salvá-los indo para o inferno em lugar deles, mas eles ainda podiam ser salvos se cressem que Cristo morreu em lugar e pagando todo e cada pecado deles, e cressem nEle, e O recebessem como Salvador e Senhor e Deus.

Calvinistas: "Deus NÃO concedeu liberdade de decisão, livre arbítrio, a nenhum homem (nem antes, nem durante, nem depois da salvação, nunca e jamais)".

Minha Bíblia ensina o contrário:
Jo 7:17 "
Caso algum homem DESEJE fazer a vontade dEle, conhecerá a respeito da [Minha] doutrina: se ela é proveniente- de- dentro- de Deus, ou [se] *Eu* falo proveniente- de- junto- de Mim mesmo."
Rm 10:17 Portanto, a fé [vem] proveniente- de- dentro- do ouvir- atendendo, e este OUVIR- ATENDENDO [vem] por- operação- de A PALAVRA  DE DEUS.  LTT

Tg 1:21 Por isso, havendo vós deitado fora toda [a] imundícia e abundância de malignidade, em mansidão RECEBEI a Palavra (em vós) enxertada, a qual pode salvar as vossas almas. LTT

Is 1:18 VINDE agora, e ARRAZOEMOS juntos, diz o SENHOR: ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão tão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a [branca]. LTT

Dt 30:19 O céU e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós outros, [de que] tenho colocado diante de ti a vida e a morte, a bênção e a maldição; ESCOLHE pois a vida, para que vivas, tu e a tua semente, LTT

Js 24:15 Porém, se vos parece mal [aos vossos olhos] servir ao SENHOR, ESCOLHEI hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que [estavam] além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao SENHOR. LTT

Sl 119:30 ESCOLHI o caminho da verdade; [diante de mim] COLOQUEI os Teus juízos. LTT

Sl 119:111 Os Teus testemunhos TENHO EU TOMADO POR HERANÇA para sempre, pois [são] o gozo do meu coração. LTT

Sl 119:173 Venha a Tua mão socorrer-me, pois ESCOLHI os Teus preceitos. LTT

Jo 1:12 A tantos, porém, quantos O RECEBERAM, Ele (o Palavra) deu a estes [a] autoridade para ser[em] [tornados os] filhos de Deus, (a deu) àqueles [que estão] crendo  para dentro de o nome dEle (o Palavra),  LTT

2Tm 1:12 Por causa disso  também estas coisas  eu sofro. Mas não me envergonho, porque eu tenho sabido para dentro de Quem eu tenho crido, e tenho sido persuadido de que poderoso Ele [é] para, ao meu depósito- que- [Lhe-] CONFIEI, guardar, para[- o- propósito- de] aquele dia.  LTT

 

Amor não pode existir quando há o poder de completamente dominar, controlar, forçar uma pessoa. Se um homem obrigar uma moça a dizer "eu te amo", isto não será amor. Amor implica liberdade, liberdade para escolher amar ou não amar. Só quem pode escolher amar ou não amar é quem pode amar.

Calvinistas: "Deus de antemão predeterminou (!) tudo de bom e tudo que é mal (!), ... e você não pode sequer pecar sem que Deus cause isso! Deus é a causa de tudo: Se você foi eleito, Deus irresistivelmente o faz crer; Deus 'graciosamente' lhe muda a vontade, como a um robô, sem seu consentimento, mas sem forçá-lo."

Resposta: Que loucura é essa? Não se pode vir forçado e vir livremente. Tente dizer de outra maneira, esta não fez o menor sentido (nem corresponde a muitas partes da Bíblia).

Calvinismo: "No Islamismo mais 'genuíno' você não precisa crer, nem sequer precisa querer crer. Basta repetir com os lábios a "confissão" que ordenarem, e pronto, tudo está resolvido, você está tão salvo quanto possível, nos padrões islamitas. Semelhantemente com o batismo, na nossa doutrina calvinista. Se seus pais são salvos, então, como nenenzinho, você não precisa crer, nem sequer precisa querer crer. Basta repetir ser batizado, e pronto, tudo está resolvido, você está tão salvo quanto possível, nos padrões calvinistas, é só depois não atrapalhar o desenvolvimento do fruto de sua salvação."

Minha Bíblia ensina o contrário:
Acts 8:36-37.
 36 E, enquanto eles (ambos) iam ao longo do caminho [deles], chegaram (a um local) acima de certa água, e diz o eunuco: "Vê, [aqui há] água. Que me impede de ser submerso?"    At 8 37 E disse Filipe: "Se crês proveniente- de- dentro- de todo o [teu] coração, [então] é lícito." E, (nisso) havendo respondido, disse ele: "Eu creio Jesus Cristo ser o Filho de Deus."

Lutero e calvinistas distorcem Sl 73:22 "Assim me embruteci, e nada sabia; tornei-me como um animal perante Ti" para significar "A vontade de [todo] homem [sempre] é como um animal irracional. [Ademais, ou é escrava do Diabo ou o é de Deus.] Se Deus a domina, o homem faz o que Ele quer; se o diabo a domina, o homem vai para o onde o diabo deseja.
Calvinistas são mais incisivos, dizem que nenhum homem simplesmente não tem nenhum tipo de vontade própria (não antes, nem no instante, nem depois da regeneração, nunca, jamais)


Resposta: De modo nenhum Sl 73:22 tem que significar isso dos reformados. Somente ensina que Asafe, ao loucamente invejar e ter ciúme da aparente prosperidade dos ímpios, tornou-se como se fosse um animal perante Deus. Não se pode passar disso.

Calvinistas: "Deus somente é onisciente, somente conhece o futuro, porque Ele determinou o futuro. Se o homem tivesse livre arbítrio, poderia arruinar os planos de Deus, como no Teísmo Aberto da JOCUM (contrário a Atos 15:18 Conhecidas, desde o princípio do mundo, são a Deus todas as Suas obras,)."

Deus não obriga o homem, mas sabe de antemão o que ele tentará fazer, e Deus decide se
permitirá ou não, e decide o que fará para, a longo prazo, tudo ser como Ele determinou". Deus CRIOU o tempo Gn 1:1 ("
no princípio"), portanto Ele mesmo não está dentro do tempo, não há tempo para Ele. "Eu sou o que sou".



<<< Parte 4/6    ====#====    Parte 6/6 >>>