terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

CalvinoVsBíblia - 1. Total Depravação

1) T (TOTAL DEPRAVITY), TOTAL DEPRAVAÇÃO de todo homem, a todo ele sempre INABILITANDO-o de entender, crer e ser salvo:


    Calvinistas, por "TOTAL DEPRAVAÇÃO do homem", entendem que todo e qualquer homem (mesmo os que foram eleitos e predestinados por Deus desde a eternidade passada, mas que ainda não chegaram ao milissegundo de serem
salvos regenerados mesmo contra suas vontades naquele
instante) são não apenas totalmente pecadores (e concordamos com isso, por Rm 3:10-12,23), como também, até chegarem ao milissegundo da salvação regeneração, são totalmente INÁBEIS, INCAPAZES de entender o Evangelho, de se interessar, se arrepender, crer, e receber Cristo.
   

   
Minha Bíblia ensina:
   
Rm 10:17 Portanto, a fé [vem] proveniente- de- dentro- do ouvir- atendendo, e este OUVIR- ATENDENDO [vem] por- operação- de A PALAVRA  DE DEUS.
   
Tg 1:21 Por isso, havendo vós deitado fora toda [a] imundícia e abundância de malignidade, em mansidão RECEBEI a Palavra (em vós) enxertada, a qual pode salvar as vossas almas.
    ***
Is 1:18 VINDE agora, e ARRAZOEMOS juntos, diz o SENHOR: ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão tão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a [branca].
    ***
Dt 30:19 O céU e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós outros, [de que] tenho colocado diante de ti a vida e a morte, a bênção e a maldição; ESCOLHE pois a vida, para que vivas, tu e a tua semente,
    ***
Js 24:15 Porém, se vos parece mal [aos vossos olhos] servir ao SENHOR, ESCOLHEI hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que [estavam] além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao SENHOR.
   
Sl 119:30 ESCOLHI o caminho da verdade; [diante de mim] COLOQUEI os Teus juízos.
   
Sl 119:111 Os Teus testemunhos TENHO EU TOMADO POR HERANÇA para sempre, pois [são] o gozo do meu coração.
   
Sl 119:173 Venha a Tua mão socorrer-me, pois ESCOLHI os Teus preceitos.
   
Jo 1:12 A tantos, porém, quantos O RECEBERAM, Ele (o Palavra) deu a estes [a] autoridade para ser[em] [tornados os] filhos de Deus, (a deu) àqueles [que estão] crendo  para dentro de o nome dEle (o Palavra),
   
2Tm 1:12 Por causa disso  também estas coisas  eu sofro. Mas não me envergonho, porque eu tenho sabido para dentro de Quem eu tenho crido, e tenho sido persuadido de que poderoso Ele [é] para, ao meu depósito- que- [Lhe-] CONFIEI, guardar, para[- o- propósito- de] aquele dia.
   

    Calvinista: "Um cadáver (o homem antes de regenerado) não pode crer. Só pode crer depois de receber vida. Regeneração e salvação vêm antes e são a causa (não a consequência) de se crer.".
   
    Bem, esta analogia com um cadáver não faz o menor sentido, pois um cadáver é imóvel, não pode fazer bem nem mal, não tem consciência de existência, não tem consciência lhe acusando ou defendendo, não pode ser responsabilizado nem castigado nem sofrer por nada, e, também não pode ser visto por nossos olhos: expressando descrer, nem recusando receber Cristo, não pode pecar, não pode ser premiado nem condenado por nada. É neutro e amoral. É nada.
    Continuemos respondendo ao calvinista:
Primeiramente, a Bíblia, ela mesma, ensina que tal cadáver espiritual pode fazer boas decisões e ações
   
Mt 7:11 Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que [está] nos céus, dará bens aos que lhe pedirem? ACF2007
   
Rm 2:14-15  14 Porque, quando os gentios, que não têm lei, fazem naturalmente as coisas que são da lei, não tendo eles lei, para si mesmos são lei; 15 Os quais mostram a obra da lei escrita em seus corações, testificando juntamente a sua consciência, e os seus pensamentos, quer acusando-os, quer defendendo-os; ACF2007
       
É, ou não é?

    Em segundo lugar, (em Ef 2:1 e outros versos) morte apenas significa separação. "Morto" espiritual significa separado de Deus, não significa incapaz de ouvir, de entender e de tomar a decisão certa, não significa inimputável (que não pode ser responsabilizado), não significa inábil (sem capacidade de entender e crer e decidir). A expressão
"
E [Ele] (Deus) a *vós* [vivificou], estando [vós] mortos nas ofensas e nos pecados",
de Ef 2:1, significa
"... estando vós separados de Deus, ...",
não significa
"... estando vós inábeis para entender- crer- decidir ... .".
    Na morte física, o corpo fica na terra, sem vida, separado da alma e do espírito que imediatamente vão para o céu ou para o inferno, e não os vemos mais. Mas alma e espírito, lá, continuam existindo e agindo e desejando e decidindo (embora o salvo não mais possa pecar, jamais, e o perdido não mais possa ser salvo).
    A Bíblia, sim, a própria Bíblia, mostra que TODA pessoa ainda estando espiritualmente morta (isto é, separada de Deus),
. é convidada por Deus a crer
(pode começar a ser chamada pela consciência ou pela revelação de Deus na natureza; mas para ser salvo, precisa da revelação na Palavra de Deus)
. e, como Deus não é insincero em Seus convites (isso seria uma terrível falha de caráter e um pecado), então o descrente pode ouvir, e (com a graça precedente dada por Deus a todos que ouvem a Palavra, graça concedida ao chamá-lo) todo descrente, ao ouvir o evangelho, pode entender, pode crer ou descrer, receber ou recusar.
. Aceitemos a Bíblia:
   
Ez 33:11 Dize-lhes: Vivo eu, diz o Senhor DEUS, que não tenho prazer na morte do ímpio, mas em que o ímpio volte atrás do seu caminho, e viva. Voltai atrás, voltai atrás dos vossos maus caminhos; pois, por que razão morrereis, ó casa de Israel?
   
Jo 16:7-11  7 Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei. 8 E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo. 9 Do pecado, porque não creem em mim; 10 Da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais; 11 E do juízo, porque [] o príncipe deste mundo está julgado. ACF2007
    *** Dt 4:29-31
 29 Então dali buscarás ao SENHOR teu Deus, e [O] acharás, quando O buscares de todo o teu coração e de toda a tua alma. 30 Quando [estiverdes] em tribulação, e todas estas coisas vierem sobre ti, então nos últimos dias  voltarás para o SENHOR teu Deus, e sereis obedientes à Sua voz.  31 (Porquanto o SENHOR teu Deus [é] Deus misericordioso), e Ele não te desamparará, nem te destruirá, nem Se esquecerá da aliança de teus pais, que lhes jurou.
   
Dt 30:1-3  1 E será [que], sobrevindo-te todas estas coisas, a bênção ou a maldição, que tenho posto diante de ti, e [as] trouxeres de volta à tua mente, entre todas as nações para onde te lançar o SENHOR teu Deus, 2 E retornares ao SENHOR teu Deus, e deres ouvidos à Sua voz, conforme a tudo o que eu te ordeno hoje, tu e teus filhos, com todo o teu coração, e com toda a tua alma, 3 Então o SENHOR teu Deus fará voltar atrás o teu cativeiro, e se compadecerá de ti, e retornará, e te ajuntará dentre todas as nações entre as quais te espalhou o SENHOR teu Deus.
   
2Cr 7:14 E [se] o Meu povo, que é chamado pelo Meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a Minha face e retroceder dos seus maus caminhos, então Eu ouvirei do céU, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.
   
Pv 8:17 Eu amo aos que me amam, e os que cedo me buscarem, me acharão.
   
Is 45:18-22  18 Porque assim diz o SENHOR que tem criado os céus, o Deus que formou a terra, e a fez; Ele a confirmou, não a criou vazia, [mas] a formou para que fosse habitada: Eu [sou] o SENHOR e não [] outro. 19 Não falei em segredo, [nem] em lugar algum escuro da terra; não disse à semente de Jacó: Buscai-me em vão; Eu [sou] o SENHOR, que falo a justiça, [e] anuncio coisas retas.  20 Congregai-vos, e vinde; chegai-vos juntos, os que escapastes das nações; nada sabem os que carregam [em procissão] as suas imagens esculpidas, feitas de madeira, e rogam a um deus [que] não pode salvar. 21 Anunciai, e chegai-vos, e tomai conselho todos juntos; quem fez ouvir isto desde a antiguidade? [Quem] desde então o anunciou? [Porventura] não [sou] Eu, o SENHOR? Pois não [] outro Deus senão Eu; Deus justo e Salvador não há além de Mim. 22 Olhai para Mim, e [sereis] salvos, vós, todas as extremidades da terra; porque Eu [sou] Deus, e não [] outro.
    ***
Is 55:1-4  1 "Ó vós, todos os que tendes sede, vinde às águas, e vós, que não tendes dinheiro, vinde, comprai, e comei; sim, vinde, comprai, sem dinheiro e sem preço, suco de uva  e leite.  2 Por que gastais o dinheiro naquilo [que] não [é] pão? E o [produto] do vosso trabalho naquilo [que] não pode satisfazer? Ouvi-Me atentamente, e comei o que [é] bom, e a vossa alma se deleite com a gordura. 3 Inclinai os vossos ouvidos, e vinde a Mim; ouvi, e a vossa alma viverá; porque convosco farei [uma] aliança perpétua, [dando-vos] as seguras misericórdias (da aliança) de Davi. 4 Eis que Eu O dei por Testemunha aos povos, como Líder e Governador dos povos.
    ***
Is 55:6-9  6 Buscai ao SENHOR enquanto Ele [ainda] pode ser achado, invocai-O enquanto Ele [ainda está] perto. 7 Abandone o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos, e retorne ao SENHOR, que Se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso [é] em  perdoar.  8 Porque os Meus pensamentos não [são] os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os Meus caminhos, diz o SENHOR. 9 Porque assim [como] os céus [são] mais altos do que a terra, assim [são] os Meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os Meus pensamentos [mais altos] do que os vossos pensamentos.
   
Jr 3:22 Voltai, ó filhos retrocedentes (a seus maus caminhos), [e] Eu curarei as vossas rebeliões." Eis-nos aqui, vimos a Ti; porque Tu [és] o SENHOR nosso Deus.
   
Jr 29:11-13  11 Porque Eu [bem] sei os pensamentos que penso a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar um futuro e uma esperança. 12 Então Me invocareis, e ireis, e orareis a Mim, e Eu vos darei ouvidos. 13 E buscar-Me-eis, e [Me] achareis, quando Me buscardes com todo o vosso coração.
   
Dn 10:12 Então me disse: Não temas, Daniel, porque desde o primeiro dia em que aplicaste o teu coração a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, [são] ouvidas as tuas palavras; e eu vim por causa das tuas palavras.
   
Os 5:15 Irei e voltarei ao Meu lugar, até que se reconheçam culpados e busquem a Minha face; estando eles angustiados, de madrugada Me buscarão.
   
Os 6:1 "Vinde, e tornemos ao SENHOR, porque Ele despedaçou, e Ele nos sarará; Ele nos feriu, e Ele nos atará a ferida.
   
Jl 2:12-13  12 Ainda assim, agora mesmo diz o SENHOR: Retornai a Mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, e com choro, e com pranto. 13 E rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e retornai ao SENHOR vosso Deus; porque Ele [é] gracioso, e misericordioso, e tardio em irar-Se, e grande em benignidade, e Se arrepende do mal.
   
Mt 9:12-13  12 Mas Jesus, havendo-[lhes] ouvido, lhes disse: "Não têm necessidade de médico aqueles estando- sãos, mas, [sim], (dele têm necessidade) aqueles estando doentes. 13 Havendo vós ido , porém, aprendei vós o que significa: 'Misericórdia quero, e não sacrifício'. Porque não vim Eu chamar [os] justos, mas (sim, chamar) [os] pecadores, a[o] arrependimento."
    ***
Mt 11:28-30  28 Vinde até Mim, todos [vós] os [que estais] arduamente- trabalhando e tendo sido sobrecarregados, e *Eu* vos darei descanso. 29 Levantai- e- carregai o Meu jugo sobre vós, e aprendei proveniente- de- junto- de Mim: porque manso sou, e humilde de coração. Então, encontrareis descanso para as vossas almas. 30 Porque o Meu jugo suave [é], e o Meu fardo leve é."
    ***
Lc 9:23-26  23 E dizia a todos [eles]: "Se qualquer  [homem] desejar vir em- seguimento- a Mim, negue a si mesmo, e levante- e- carregue [sobre si] a sua cruz a cada dia, e siga-Me.  24 Porque todo- e- qualquer- homem que queira a sua vida salvar, a perderá; todo- e- qualquer- homem, porém, que perca a sua vida por causa de (o seu amor a) Mim, *este* a salvará. 25 Porque [em] que é beneficiado um homem [se] havendo ganhado o mundo inteiro, mas a si mesmo havendo feito perecer ou havendo-se perdido? 26 Porque, todo- e- qualquer- homem que se envergonhe de Mim e das Minhas palavras, dele o Filho do homem Se envergonhará quando vier na Sua própria glória, e [na] de o [Seu] Pai, e [na] dos santos anjos.
   
Lc 11:9-13  9 E *Eu* vos digo: pedi, e vos será dado; buscai, e achareis; batei- na- porta, e ela vos será aberta; 10 Porque, todo aquele [que está] pedindo, recebe; e quem está buscando acha; e, a quem [está] batendo- na- porta, ela [lhe] será aberta. 11 E qual de entre vós, que é um pai, se  (lhe) pedirá o filho [por] um pão, [então] uma pedra lhe dará? E, se (lhe) [pedirá] um peixe , [então,] em lugar de peixe, uma serpente  lhe dará?  12 Ou, também, se (lhe) pedir um ovo , [então] lhe dará um escorpião ?  13 Se *vós*, pois, maus sendo, tendes sabido boas dádivas dar aos vossos filhos, quanto, muito mais, o [vosso] Pai, Aquele [que é] proveniente- de- dentro- do céu, dará [o] Espírito Santo àqueles [que estão] Lh[O] pedindo?"
   
Jo 7:37-39  37 E, no último dia, o grande [dia] da festa (dos tabernáculos), Jesus tinha-se posto em pé, e clamou, dizendo: "Caso qualquer homem tenha sede, venha até Mim, e beba. 38 Quem [está] crendo  para dentro de Mim exatamente- como disse a Escritura, rios de água [que estão] vivendo  fluirão provenientes- de- dentro- do ventre dEle (Deus)."  39 E isto disse Ele concernente a o Espírito (Santo) que estavam [prestes] a receber aqueles que estão crendo para dentro dEle ; porque ainda não [lhes] era [dado o] Espírito Santo, porque Jesus ainda não foi glorificado .
    ***
At 3:18-21  18 Deus, porém, o que de antemão anunciou (através d[a] boca de todos os Seus profetas) haver de padecer o Cristo, cumpriu desta maneira. 19 Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para ser[em] apagados os vossos pecados, de modo que venham tempos de refrigério provenientes- de- junto- d[a] presença de o Senhor (Jesus), 20 E [de modo que] Ele (Deus) envie Aquele já previamente vos tendo sido pregado, Jesus Cristo. 21 [A] Quem é necessário o céu, em verdade, receber (e guardar) até [os] tempos d[a] restauração de todas as coisas, das quais (coisas) falou Deus através d[a] boca de todos [os] Seus santos profetas, desde [o] princípio do mundo .
   
Hb 4:14-16  14 Tendo nós, pois, um grande sumo sacerdote, [Aquele] tendo passado através dos céus (Jesus, o Filho de Deus), [então] que nós retenhamos firmemente a [nossa] confissão. 15 Porque não temos nós um sumo sacerdote [que] não [está] podendo ser- tocado- com- o- sentimento  das nossas fraquezas; porém [Um] (Sumo Sacerdote) tendo sido posto à prova em todos os pontos segundo à [nossa] semelhança, [ainda que] sem pecado.  16 Que cheguemos, pois, com ousadia , até ao trono da graça, a fim de que recebamos misericórdia e graça achemos, para ajuda em- tempo- oportuno.
   
Hb 10:19-23  19 Tendo [nós], pois, ó irmãos , ousadia  para entrada para [o mais] santo [dos] santos [lugares], dentro de o sangue de Jesus,  20 Pelo caminho novo e [que está] vivendo, (o qual (caminho ) Ele (Jesus) consagrou- inaugurou para nós (caminharmos), através do véu- mais- interior, isto é, a Sua própria carne),  21 E, [tendo nós] um grande sacerdote sobre a casa de Deus, 22 Que nos cheguemos com coração verdadeiro, em inteira certeza de fé, tendo sido aspergidos (para purificação) os corações para- longe- d[a] má consciência, e tendo sido totalmente banhado o corpo com água pura. 23 Que firmemente retenhamos a confissão da [nossa] fé  não vacilante ; porque fiel [é] Aquele (o Deus) havendo prometido.
   
Tg 4:6-10  6 Maior graça, porém, Ele  dá. Portanto Ele  diz: "Deus, contra [os] soberbos, a Si mesmo dispõe- em- ordem- de- batalha; mas, a[os] humildes, dá graça."  7 Sujeitai vós mesmos, pois, a Deus. Resisti ao Diabo, e ele fugirá para- longe- de vós. 8 Chegai- vizinho a Deus, e Ele chegará- vizinho a vós outros. Tornai limpas [as vossas] mãos, ó pecadores! E tornai puros [os vossos] corações, ó [vós] de coração dobre! 9 Senti as [vossas próprias] misérias, e lamentai, e chorai. O vosso riso para dentro de pranto (como de perda por morte) seja volteado, e o [vosso] gozo [seja volteado] para dentro de [fisionomia- caída- de]- tristeza. 10 Sede tornados humildes aos olhos de o Senhor (Jesus), e Ele vos exaltará.
   
Ap 2:4-5  4 Mas [algo] tenho contra ti, porque [o] teu primeiro amor deixaste. 5 Lembra-te, pois, de onde tens tu caído, e arrepende-te, e as primeiras obras pratica; e, se não, venho Eu a ti subitamente, e removerei o teu castiçal para- fora- do seu lugar, se não te arrependeres.
    ***
Ap 22:17 E o Espírito (Santo) e a noiva (Me) dizem: 'Vem Tu !' E aquele [que O está] ouvindo, que diga: 'Vem Tu !' E aquele [que está] tendo sede, venha ele; e [todo] aquele [que está] querendo, receba ele a água d[a] vida, de graça.
   

    Calvinista: "Jo 5:28 prova que "somente depois de ser regenerado pelo Espírito Santo é que o homem pode entender, se arrepender, crer e ser salvo". "Não se crê para se ser salvo, mas se é salvo para se poder crer."
   
    Ué, verso 29, seguinte, mostra que Deus está falando de morte física (não espiritual) e da ressurreição física (não salvação).
   
    Jo 5 28 Não vos maravilheis disto: porque vem [a] hora em que todos aqueles [que estão] dentro das sepulturas ouvirão a voz dEle (o Filho de Deus).    29 E aqueles havendo feito o bem sairão para dentro d[a] ressurreição d[a] vida; e aqueles havendo feito o mal [sairão] para dentro d[a] ressurreição d[a] condenação.
       

    Calvinista: Jo 1:13 também prova que "somente depois de ser regenerado pelo Espírito Santo é que o homem pode entender, se arrepender, crer e ser salvo".
   
    Ué, calvinistas astutamente fingem que não entendem que v. 12 (e 11) vem antes de v. 13????
   
Jo 1:11-13  11 Para dentro das Suas próprias coisas Ele (o Palavra) veio, e os Seus próprios [compatriotas] [varões] (os judeus) não O receberam; 12 A tantos, porém, quantos O receberam, Ele (o Palavra) deu a estes [a] autoridade para ser[em] [tornados os] filhos de Deus, (a deu) àqueles [que estão] crendo para dentro de o nome dEle (o Palavra),  13 Os quais não foram nascidos provenientes- de- dentro- de sangueS, nem provenientes- de- dentro- de vontade de carne, nem provenientes- de- dentro- de vontade de varão, mas provenientes- de- dentro- de Deus.
   
Claramente, a ordem (em Jo 1:12 e outros versos) é
1º crer e receber,
2º (em consequência do crer e receber, então) ser salvo, sendo regenerado, transformado em nova criatura.

    Ademais, Jo 1:13 "
nem provenientes- de- dentro- de vontade de varão" formam a imagem de um varão decidindo adotar uma criança como filho, tal como em Et 2:7; aqui, um pai crente não pode, pela sua vontade, determinar a adoção de seu filho por Deus.




<<< Preliminares    ====#====    Parte 2 >>>