terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

CalvinoVsBíblia - 4. Irresistível Graça

4) I (IRRESISTIBLE GRACE (or call), IRRESISTÍVEL GRAÇA (ou CHAMAMENTO)):

Calvinistas: "a todos os que arbitrariamente {* ver dicionário, ao final deste escrito} elegeu desde a eternidade passada, Deus, no Seu tempo, chama EFICAZ E IRRESISTIVELMENTE, pela Sua Palavra e pelo Espírito Santo, para fora do estado de pecado e morte ... e eficazmente os atrai para Cristo, ainda que, quando eles livremente vêm, são assim forçados# por Sua graça." (# "forçados" no sentido que sofrem radical mudança em suas VONTADES (como se fossem robôs 'reprogramados'), sem terem pedido por isso.)
   
    Resposta: Que loucura é essa? Não se pode vir forçado e vir livremente, ao mesmo tempo! Tente dizer

seu pensamento de outra maneira, esta não fez o menor sentido (nem corresponde a muitas das partes da Bíblia)
   
    Calvinista: "Ora, por acaso pode o homem frustrar a vontade de Deus?"
   
    Ué, os homens fazem isso o tempo todo, na Bíblia. Está na Bíblia. Deus permitiu isso.
    Is 55:7 ABANDONE o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos, e RETORNE ao SENHOR, que Se compadecerá dele; TORNE para o nosso Deus, porque grandioso [é] em  perdoar.
   
Jr 29:13 E BUSCAR-Me-eis, e [ME] ACHAREIS, quando Me buscardes com todo o vosso coração.
   

    Calvinista: "Jo 15:16 diz que foi Deus quem escolheu e forçou #." (# "forçou" no sentido que sofrem radical mudança em suas VONTADES (como se fossem robôs 'reprogramados'), sem terem pedido por isso.)
   
Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda.

    Primeiramente, a escolha em Jo 15:16 foi para serviço e não para salvação (foi para ser um dos 83 apóstolos e discípulos), e a escolha é dirigida somente a quem já era um salvo (por ter crido).
    Em segundo lugar, ... bem, eu já escolhi pessoas para nelas confiar e pedir que trabalhassem juntamente comigo em algum projeto, mas muitas delas recusaram. Eu escolho e convido, eu tenho a iniciativa e a palavra final, mas elas têm o direito e habilidade para aceitar ou recusar.
   
   
    Versos onde homens foram chamados mas RESISTIRAM:
    *** Pv 1:24-26  24 Entretanto, porque eu clamei e recusastes; e estendi a minha mão [e] não houve quem desse atenção, 25 Antes rejeitastes todo o meu conselho, e não quisestes a minha repreensão, 26 Também [de minha parte] eu me rirei na vossa perdição [e] zombarei, em vindo o vosso temor.
   
Pv 29:1 O homem que muitas vezes repreendido não dobra a sua nuca (para aceitar o jugo), de repente [será] completamente quebrado em pedaços, sem que haja cura.
    ***
Jo 5:39-40  39 Examinai  vós as Escrituras, porque vós supondes nelas ter [a] vida eterna, e são elas que [estão] testificando concernente a Mim;  40 E NÃO QUEREIS VIR A MIM a fim de que [a] vida tenhais!
    ***
Mt 23:37 Jerusalém, Jerusalém, a (cidade) [que está] matando os profetas, e matando- por- apedrejamento aqueles tendo sido enviados até ti ! Quantas vezes quis Eu ajuntar os teus filhos, como uma galinha ajunta os pintinhos dela debaixo das asas [dela], E VÓS NÃO QUISESTES!
    ***
At 7:51 Ó homens de- nucas- que- não- se- dobram (para aceitar o jugo), e incircuncisos no coração e nos ouvidos! *Vós* sempre resistis ao Espírito, o Santo. Como [fizeram] os vossos pais, do mesmo modo [fazeis] *vós* (agora).
   

    Rm 9:3 Porque eu podia desejar eu mesmo ser um colocado- no- alto- para- condenação, para- longe- de o Cristo, em- lugar- dos meus irmãos, que são os meus parentes segundo a carne,,

Em Rm 9:3, por acaso não seria blasfêmia se Paulo tanto se preocupasse com (sentisse misericórdia por) a salvação de pessoas que Deus já (imutavelmente) predestinou para a condenação eterna? Sim! Portanto Deus não as predestinou para o inferno. Paulo não poderia salvá-las indo para o inferno em lugar delas, mas elas ainda podiam ser salvas se cressem que Cristo morreu em lugar e pagando todo e cada pecado delas, e cressem nEle, e O recebessem como Salvador e Senhor e Deus. Este verso significa, parafraseando-o: "(hoje ou pouco depois de ser salvo,) eu podia desejar eu mesmo ser um colocado- no- alto- para- condenação, para- longe- de o Cristo, em- lugar- dos meus irmãos (que são os meus parentes segundo a carne) (, se isso fosse possível)."

   
    Calvinistas: "Deus NÃO concedeu liberdade de decisão, livre arbítrio, a nenhum homem (nem antes, nem durante, nem depois da salvação, nunca e jamais)".
   
   
Minha Bíblia ensina o contrário:
    Jo 7:17 "
Caso algum homem DESEJE fazer a vontade dEle, conhecerá a respeito da [Minha] doutrina: se ela é proveniente- de- dentro- de Deus, ou [se] *Eu* falo proveniente- de- junto- de Mim mesmo."
   
Rm 10:17 Portanto, a fé [vem] proveniente- de- dentro- do ouvir- atendendo, e este OUVIR- ATENDENDO [vem] por- operação- de A PALAVRA  DE DEUS.
   
Tg 1:21 Por isso, havendo vós deitado fora toda [a] imundícia e abundância de malignidade, em mansidão RECEBEI a Palavra (em vós) enxertada, a qual pode salvar as vossas almas.
   
Is 1:18 VINDE agora, e ARRAZOEMOS juntos, diz o SENHOR: ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão tão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a [branca].
   
Dt 30:19 O céU e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós outros, [de que] tenho colocado diante de ti a vida e a morte, a bênção e a maldição; ESCOLHE pois a vida, para que vivas, tu e a tua semente,
   
Js 24:15 Porém, se vos parece mal [aos vossos olhos] servir ao SENHOR, ESCOLHEI hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que [estavam] além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao SENHOR.
   
Sl 119:30 ESCOLHI o caminho da verdade; [diante de mim] COLOQUEI os Teus juízos.
   
Sl 119:111 Os Teus testemunhos TENHO EU TOMADO POR HERANÇA para sempre, pois [são] o gozo do meu coração.
   
Sl 119:173 Venha a Tua mão socorrer-me, pois ESCOLHI os Teus preceitos.
   
Jo 1:12 A tantos, porém, quantos O RECEBERAM, Ele (o Palavra) deu a estes [a] autoridade para ser[em] [tornados os] filhos de Deus, (a deu) àqueles [que estão] crendo  para dentro de o nome dEle (o Palavra),
   
2Tm 1:12 Por causa disso  também estas coisas  eu sofro. Mas não me envergonho, porque eu tenho sabido para dentro de Quem eu tenho crido, e tenho sido persuadido de que poderoso Ele [é] para, ao meu depósito- que- [Lhe-] CONFIEI, guardar, para[- o- propósito- de] aquele dia.

Amor não pode existir da parte de uma pessoa que, como um robô, está completamente dominada, controlada, determinada e programada em cada átomo pensamento e vontade. Se um homem obrigar uma moça a dizer "eu te amo", isto não será amor. Se uma máquina pronunciar "eu te amo", isto não será amor. Amor implica liberdade, liberdade para escolher amar ou não amar. Só tem a capacidade de amar quem pode escolher amar ou não amar.
   
    Calvinistas: "Deus de antemão planejou e predeterminou (!) tudo de bom e tudo que é mau (!) (cada erro de digitação; cada assassinato; cada estupro), ...
e você não pode sequer pecar sem que Deus cause isso! Deus é a causa de tudo: Se você foi eleito, Deus irresistivelmente o faz crer; Deus 'graciosamente' lhe muda a vontade, como a um robô, sem seu consentimento, mas sem forçá-lo."

   
    Resposta: Que loucura é essa? Não se pode vir forçado e vir livremente, ao mesmo tempo! Tente dizer seu pensamento de outra maneira, esta não fez o menor sentido (nem corresponde a muitas das partes da Bíblia)
   
    Calvinismo: "No Islamismo mais 'genuíno' você não precisa crer, nem sequer precisa querer crer. Basta repetir com os lábios a "confissão" que ordenarem, e pronto, tudo está resolvido, você está tão salvo quanto possível, nos padrões islamitas. Semelhantemente com o batismo, na nossa doutrina calvinista. Se seus pais são salvos, então, como bebezinho, você não precisa crer, nem sequer precisa querer crer. Basta seus pais repetirem umas palavras que lhes ordenarem, você ser batizado, e pronto, tudo está resolvido, você está tão salvo quanto possível, nos padrões calvinistas, depois só lhe resta não atrapalhar o desenvolvimento do fruto de sua salvação."
   
   
Minha Bíblia ensina o contrário: só pode ser batizado quem já creu (portanto foi salvo) e expressou, pediu pelo batismo. A propósito, ele não causa salvação, nem 1% dela.
    Atos 8:36-37.
 36 E, enquanto eles (ambos) iam ao longo do caminho [deles], chegaram (a um local) acima de certa água, e diz o eunuco: "Vê, [aqui há] água. Que me impede de ser submerso?"    At 8 37 E disse Filipe: "Se crês proveniente- de- dentro- de todo o [teu] coração, [então] é lícito." E, (nisso) havendo respondido, disse ele: "Eu creio Jesus Cristo ser o Filho de Deus."

    Lutero e calvinistas distorcem Sl 73:22 "
Assim me embruteci, e nada sabia; tornei-me como um animal perante Ti" para significar "A vontade de [todo] homem [sempre] é como um animal irracional. [Ademais, ou é escrava do Diabo ou o é de Deus.] Se Deus a domina, o homem faz o que Ele quer; se o diabo a domina, o homem vai para o onde o diabo deseja.
    Calvinistas são ainda mais incisivos que luteranos (parece-me que luteranos dão margem ao homem ter algum grau de vontade própria, depois de salvo), pois calvinistas dizem que todo e qualquer homem simplesmente não tem nenhum tipo ou grau de vontade própria (não antes, nem no instante, nem depois da regeneração, não, nunca, jamais, em tempo algum.)

   
    Resposta: De modo nenhum Sl 73:22 tem que significar essa doutrina dos reformados. Somente ensina que Asafe, ao loucamente invejar e ter ciúme da aparente prosperidade dos ímpios, neste aspecto e tempo tornou-se como se fosse um animal perante Deus. Não se pode passar disso.
   
    Calvinistas: "Somente Deus é onisciente, somente Deus conhece o futuro, e isto porque Ele determinou o futuro em cada movimento de átomo, cada ação, vontade, pensamento e sentimento de tudo e todos. Se o homem tivesse livre arbítrio, poderia arruinar os planos de Deus, como no Teísmo Aberto da JOCUM (contrário a Atos 15:18
Conhecidas, desde o princípio do mundo, são a Deus todas as Suas obras,)."
   

    Deus não obriga o homem, mas sabe, conhece de antemão tudo o que ele tentará fazer, e Deus decide se permitirá ou não, e decide o que fará para, a longo prazo, tudo ser como Ele determinou. Deus CRIOU o tempo Gn 1:1 ("
no princípio"), portanto Ele mesmo não está dentro do tempo, não há tempo para Ele. "Eu sou o que sou". É por causa da Sua onipotência, e presciência, de estar fora e acima do tempo, de toda a linha de tempo estar sob seus olhos ao mesmo instante, de saber tudo desde a eternidade passada, de poder controlar tudo, que Ele disse     Is 46 10 Que anuncio o fim desde o princípio, e desde a antiguidade as [coisas] que [ainda] não sucederam; que digo: O Meu conselho permanecerá de pé, e farei toda a Minha vontade.


<<< Parte 3    ====#====    Parte 5 >>>