terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

CalvinoVsBíblia - 5. Perseverança dos Santos

5) P (PERSEVERANCE OF THE SAINTS, PERSEVERANÇA DOS SANTOS):

    Calvinista: "Deus não permitirá que nenhum eleito [por sua ação ou omissão, resvale tão fundo e por tanto tempo que] perca a salvação que Ele soberanamente lhe deu."
   
    Em
    Jo 10:28-30   
28 E [a] vida ETERNA Eu lhes dou; e que, para o sempre, de modo nenhum pereçam, e ninguém as arrebatará para- fora- da Minha mão. 29 O Meu Pai, que [as] tem dado a Mim, maior do que todos é, e ninguém pode arrebata-[las] para- fora- da mão do Meu Pai. 30 *Eu* e o [Meu] Pai, um [] somos."
   
Deus ensina que, uma vez que fomos salvos, ELE MESMO nos preserva salvos para sempre. (Não há condições adicionais, não há brecha para Ele negar a Si mesmo e retirar Sua promessa. Ele será completa e perfeitamente fiel a Si e a ela, mesmo que eu certamente não o serei, nem mesmo o poderia ser). Se eu tivesse vida eterna hoje e não a tivesse amanhã, essa seria uma estranha vida "eterna", não é mesmo J ! ...
    Se eu pudesse e tivesse que dar alguma mais minúscula ajudazinha na minha salvação ou na preservação dela, então eu bem poderia me gabar no céu, de ter feito meus 50% ou 1% ou 0,01% na obra da salvação!!!
    Jo 5:24
Em verdade, em verdade vos digo que quem [está] dando- ouvidos à Minha palavra, e [está] crendo para dentro dAquele havendo-Me enviado, TEM [a] vida ETERNA, e para dentro de condenação não vem, mas tem passado proveniente- de- dentro- da morte para dentro da vida.
    Eu creio que estou eternamente salvo porque Cristo prometeu vida eterna se eu cresse, eterna é eterna, e eu cri em 1974, e Ele não mente nem falha, e é fiel às Suas promessas, mesmo eu sendo infiel.
   
    Is 1:18.
Vinde agora, e arrazoemos juntos, diz o SENHOR: ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão tão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a [branca] lã.
   
Por que Deus convidaria todos O arguirem, arrazoarem com Ele, se a muitos já predestinou para o inferno? Isto seria uma cruel farsa.
   
    A Bíblia ensina que o crente tem (passivamente) sua salvação PRESERVADA, sim, por DEUS (não pelo crente). Não ensina que o crente tem que PERSEVERAR, que sua salvação somente é assegurada se ele perseverar.
   
Jd 1:1   Judas  (de Jesus Cristo um escravo; irmão, porém, de Jacobo), àqueles em Deus ([o] Pai) (já) tendo sido santificados, e em Jesus Cristo tendo sido PRESERVADOS ([e] chamados- convidados):
   
1Ts 5:23-24  23 E ELE MESMO, O DEUS de paz, vos santifique completamente; e (eu oro a Deus) [que] o vosso completo espírito e alma e corpo, irrepreensíveis até  à vinda de o nosso Senhor Jesus Cristo sejam plenamente PRESERVADOS.  24 Fiel [é] Quem vos [está] chamando, o Qual também fará [isto].
   
Jo 10:27-29  27 As Minhas ovelhas dão- ouvidos à Minha voz, e Eu as conheço, e elas Me seguem; 28 E [a] vida eterna Eu lhes dou; e que, para o sempre, de modo nenhum pereçam, e ninguém as arrebatará para- fora- da Minha mão. 29 O Meu Pai, que [as] tem dado a Mim, maior do que todos é, e NINGUÉM PODE ARREBATÁ-[LAS] PARA- FORA- DA MÃO DO MEU PAI.
   
Cl 3:3-4  3 Porque [] morrestes, e a vossa vida tem sido escondida- da- vista juntamente- com o Cristo, dentro de o Deus. 4 Quando o Cristo ([o Qual é] a nossa vida) for manifesto, então, também *vós*, juntamente- com Ele sereis feitos manifestos, em glória.
   
Hb 7:25 Por isso, também pode salvar completa- perfeitamente àqueles [que] [estão] se chegando, por- operação- dEle, a Deus, sempre vivendo Ele para interceder em- benefício- deles.
   

   

   
   
   
   
   
    Hélio de Menezes Silva, jan. 2017,
    adaptando de Que Amor É Este? (Dave Hunt),
    de http://heresies.landmarkbiblebaptist.net/calvinism.html ,
    de http://solascriptura-tt.org/SoteriologiaESantificacao/2PreconhecimentosSalvos3Chamamentos-Helio.htm
    e de outras fontes.
   
   
{*     Dicionário:
    - "arbítrio", entre outras coisas, significa "vontade", como em "escolheu a cor do carro segundo seu arbítrio";
    - "arbitrário": qualidade daquilo que só depende da escolha ou da vontade de alguém (não necessariamente seguindo uma lógica/ motivos/ propósitos/ critérios/ modos anunciados e que se possam perceber e entender. Ou seguindo um motivo/ propósito primordialmente para meu próprio bem ou prazer ou glória)
    - "capricho": vontade súbita, impensada e infundada;
    - "caprichoso": qualidade daquilo que só depende da vontade súbita, impensada e infundada, de alguém (certamente sem ter nenhuma lógica/ motivo/ propósito/ critério/ modo anunciados e que se possam perceber e entender).
    - "soberano": reina sobre tudo e todos, é supremo sobre tudo e todos, ninguém há que não esteja debaixo de Sua autoridade, quando quer pode permitir alguma escolha a alguns, mas em tudo tem a palavra final.